domingo, 1 de novembro de 2015

O uso eficiente da internet e as redes sociais


Produção do Conhecimento em Rede 

O uso eficiente da internet e as redes sociais
                                                    Junho/2015

A Tecnologia da Comunicação e Informação - TICs passa a ocupar lugar estratégico, pois, assim como a industrialização e a urbanização mudaram o ritmo e as características da vida no século XIX, as linguagens midiáticas tem alterado decisivamente os modos de vida atuais.
Na atualidade, a Internet oferece novos sentidos sociais para o espaço e para o tempo, ou, melhor, há uma reorganização das subjetividades, das identidades e das culturas, devido ao contexto tempo-espacial que está diante dos indivíduos. Debater essa imersão em uma nova ambiência comunicacional é imprescindível para os estudos da Comunicação, pois a democracia, o trabalho, a arte, o entretenimento e a vida cotidiana estão sujeitos a novas tramas, que levam a novas maneiras de perceber e agir em relação ao real.
E com tanta evolução tecnológica, as pessoas podem utilizar esses recursos das mais diversas formas. A Internet é um meio de comunicação, de interação e de organização social. Ela abrange todos os âmbitos sociais, transforma os conceitos de educação e interfere diretamente na conjuntura organizacional, colocando-nos diante da
emergência de uma nova sociedade me rede, totalmente on-line.
Valendo-se desses recursos, o indivíduo pode utilizar a internet desde para simplesmente ouvir música como acessar os aplicativos das redes sociais para se comunicar com pessoas de vários lugares e ao mesmo tempo, seja pelo WhatsApp, facebook ou outros tipo de interação. Assim como também fazer diversos cursos na modalidade EaD.
 Cabendo reconhecer que o uso da internet é uma forma de grande utilidade para fazer compras em tempo ágil sem haver a necessidade de sair de casa proporcionando assim, uma atividade eficiente e ao mesmo tempo constante entre a população, principalmente entre os jovens, o que facilita estar sempre em contato com o mundo fora de casa.
Geralmente, quem é viciado em tecnologia e internet tem outro problema associado, como obesidade, depressão, fobia social e também lesões por esforços repetitivos (LER) por causa dos movimentos no computador. Também pode trazer riscos para a saúde, principalmente para a visão. 
Em relação à saúde, os pesquisadores observaram também que ferramentas de chat e comunidades virtuais, por exemplo, encorajam a honestidade em conversas sobre questões pessoais – que envolvem emoções, sentimentos, vulnerabilidades – o que é mais raro ocorrer em situações face-a-face. 
Segundo este site, as relações sociais em vez de fazer mal está ajudando a fortalecer relações já existentes.
Com a internet faz, marcação de uma consulta médica, exame via online, assim como saber o resultado faltando assim, só imprimi-lo. 


<acesso em 25 de junho 2015>


Nenhum comentário:

Postar um comentário