domingo, 1 de novembro de 2015

Educomunicação: Noções básicas para ressignificação da pratica educativa

Resenha crítica do texto: Educomunicação: Noções básicas para ressignificação da pratica educativa

SILVA, Lívia Fernanda Nery. Educomunicação: Noções Básicas para a Ressignificação da Prática Educativa. 2014

1.CREDENCIAIS DA AUTORA:
Lívia Fernanda Nery da Silva é Doutora em Ciências da Comunicação -UNISINOS; Mestra em Educação - UFPI; Especialista em Língua e Literatura Inglesa - UESPI

2.INTRODUÇÃO:
O livro é constituído de duas partes e sua subdivisões, cada uma delas sob a responsabilidade da autora, traduzindo sua fundamentação sobre a EaD, em abordagens que se completam.  
Na primeira parte SILVA discute em dois capítulos, a Educomunicação: noções básicas para a ressignificação da prática educativa, apresentando conceitos básicos como surgiu a EaD e as leis que a fundamenta.
No primeiro capítulo inicial há uma visão geral sobre a educomunicação: aproximação conceitual e interface comunicativa, relatando como as mídias passaram a integrar fortemente os diversos campos sociais, dentre eles o da educação. Assim, várias são as apropriações deste campo na própria história dos meios de comunicação e mais recentemente, em ambiência digital, por meio da internet.
O segundo capítulo trata da modalidade EaD: a ressignificação da prática educativa em ambiência comunicacional, onde a autora enfatiza dois aspectos relevantes para a compreensão do que vem a ser EaD. A primeira é que os sujeitos docentes e discentes não ocupam o mesmo lugar; e a segunda é que há mediação tecnológica para a efetivação do processo ensino e aprendizagem, conforme o Decreto nº 5.622/05.
Art. 1º Para os fins deste Decreto caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (BRASIL, 2005, p. 1)
No subitem 1.1.2, traz como foco a história da EaD, destacando que sua história  corre paralela à história social da mídia. Podendo se reclassificadas de diversas formas, alias em até cinco gerações, assim classificadas: 1ª geração (1890), com o uso do material impresso, com estudos por correspondência e individualizado; 2ª geração (1930/1960), com o rádio e a TV; 3ª geração (final dos anos 60), com a integração entre os meios anteriores, o telefone, os vídeos e as implantações de Universidades Abertas; 4ª geração (final dos anos 80), com a teleconferência, a videoconferência, e mais tarde a transmissão em áudio e vídeo; 5ª geração, a internet e a rede de computadores. 
No subitem 1.1.3, a EaD na América Latina onde o rádio foi elemento fundamental no processo de formação a distância no momento de inchaço das grandes capitais.
Já no sub tópico 1.1.4, nossa autora faz menção a Educação a Distância no Brasil – A Educação por Correspondência, onde ela fala sobre o IUB-Instituto Universal Brasileiro e sua evolução como meio de comunicação na EaD, através do radio e a TV para ampliar o público-alvo.
Discorrendo no sub tópico, 1.1.5, a Educação a Distância no Brasil – A Educação via Rádio tendo nesse contexto que a comunicação educativa no rádio teve como marco referencial a criação, por Roquette Pinto, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e de um plano sistemático de utilização educacional da radiodifusão como forma de ampliar o acesso à educação (SARAIVA, 1996). Retomando a trajetória da EaD via rádio, confere, na década de 1970, o Projeto Minerva, que objetivava o atendimento supletivo aos egressos do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), no sentido de lhes garantir a formação das oito séries do antigo primeiro grau (atual ensino fundamental). Esse programa se inseriu no contexto de ditadura militar e do "entusiasmo econômico". Portanto, cumpriu com o objetivo de qualificação da mão-de-obra para atendimento à crescente demanda de industrialização vivido pelo país (OLIVEIRA, 2012).
Articulando ainda sobre a EaD no subitem 1.1.5, a Educação a Distância no Brasil – A Educação via Televisão, ressalta a importância da telenovela para o desenvolvimento da educação a distância, já que estudos comprovaram a imbricação cultural da telenovela como matriz comunicacional fortalecida na América Latina. No contexto educativo televisivo, destaca-se a TV Globo, que deteve os direitos autorais do remake da série americana Sesame Street7, em parceria com a TV Cultura de São Paulo. Essa parceria foi a primeira e teve papel relevante na produção e no desenvolvimento de programas de nível educacional em âmbito não formal no Brasil.
No 1.2 fundamentação legal da EaD no Brasil, destaca a  regulamentação do artigo 80 foi feita posteriormente pelos Decretos nº 2.494 e 2.561, de 1998; ambos revogados pelo Decreto nº 5.622, em vigência desde sua publicação em 20 de dezembro de 2005. Este documento caracteriza educação a distância como a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
 A autora ressalta no 1.3 a EaD na universidade federal do Piauí, onde a UFPI aderiu à educação a distância em 1999, mas só em 2006, foram firmados convênios entre a UFPI, o MEC e o Banco do Brasil para a criação do primeiro curso na modalidade a distância da Instituição, denominado de Projeto Piloto, tendo início, já em 2007, o curso de bacharelado em administração.  O CEAD/UFPI foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) conforme a Portaria nº 97, de 5 de março de 2013, publicada no Diário Oficial da União, em 2013.
Trazendo em seu ultimo item, a Educação em ambiência digital na UFPI, na qual a ambiência digital na educação a distância pressupõe a mudança dos atores educacionais e das práticas pedagógicas, pois são requeridas competências tecnoculturais dos participantes do processo. Esses atores trabalhavam em um sistema de comunicação eficiente e constante, para a efetivação da aprendizagem dos estudantes dentro de um sistema comunicacional bidirecional e efetivo.

3 INTERPRETAÇÃO
De um modo geral, a autora apoia-se em diversos articuladores para emitir suas conclusões.
Enfatiza que a maioria dos problemas abordados pelos autores envolvidos no processos EaD surge a partir de um conjunto de ideias que foram se transformando em atitudes que funcionam com um conhecimento de base. E é este conhecimento de base que que ela procura nos fornecer, deixando claro que a formulação e resolução de problemas só podem ser feitas por quem tem um bom conhecimento das doutrinas que rege a EaD na UFPI, no Piauí e Brasil e a área da educomunicação.
Complementa com a posição de diferente autores sobre EaD. Como BELLONI (2009), que propunham explorar uma nova forma de educação: a aprendizagem aberta, enfatizando que a união da educação e comunicação à distância só tende a crescer com o auxílio de professores/tutores, tanto a distância com presencial e alunos sempre interessados a estudar uma modalidade na EaD.

4.CONCLUSÃO
  A obra fornece subsídio a nossa pesquisa a medida que se trata das principais trajetória da EAD, reportando-se a esclarecimentos mais distintos sempre que necessário.
Com sólidos conhecimentos acerca da EAD, a autora empenha-se em apresentar clara e detalhadamente o surgimento e características da pesquisa, levando-nos a compreender as ideias básicas das várias linhas trajetórias traçadas pela evolução da educação a distancia, bem como uma nova maneira de ver o já era de meu conhecimento.
É uma leitura que exige conhecimentos prévios para ser entendida, além de pesquisas sobre a trajetória da EAD, uma vez que as conclusões emergem a partir de esclarecimentos e posições de diversos autores, sites e instituições.
A obra tem por objetivo informar e esclarecer, assim como oferecer sugestões para universitários e pesquisadores, a fim de que possam realizar, planejar e desenvolver as próprias pesquisas, na graduação e pós-graduação, utilizando do rigor necessário à produção de conhecimentos confiáveis. É de grande auxílio, principalmente aqueles que desenvolvem trabalhos acadêmicos no campo da educação, artes literárias e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário