domingo, 1 de novembro de 2015

Características da Educomunicação

Características da Educomunicação exemplificando com relatos de experiências a partir dos textos lidos e de vivência profissional pessoal.
Pesquisa feita em textos, artigos, livro, teses nomes de teóricos do campo educomunicativo, relatando suas contribuições para a Educomunicação.

Algo que particulariza, caracteriza ou é específico no campo da educação é chamado de Educomunicação, pois a capacidade de entrecruzar saberes, promovendo a interlocução ou a conversa entre os que constroem e/ou se utilizam desses saberes. Processo – esta é a palavra que melhor define e caracteriza a Educomunicação enquanto lugar de ações políticas. Define e caracteriza porque, em praticamente todos os sentidos, o termo é o que de forma mais completa expressa a ação conjunta dos sujeitos sociais na prática da Educomunicação.
Sendo definido também como um conjunto das ações destinadas a: integrar às práticas educativas o estudo sistemático dos sistemas de comunicação fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos (o que significa criar e rever as relações de comunicação na escola, entre direção, professores e alunos, bem como da escola para com a comunidade, criando sempre ambientes abertos e democráticos. Tendo como foco da Educomunicação a linguagem no sentido de melhorar o fluxo de comunicação dentro da escola, criando assim o ecossistema comunicativo escolar. 
O uso das mídias e das tecnologias tem exigido cada vez mais espaço nas práticas cotidianas, transformando não somente as relações interpessoais, mas também o processo de ensino-aprendizagem. As possibilidades trazidas pelas novas tecnologias têm propiciado, além disso, um novo olhar para a educação, fazendo com que pesquisadores/professores desenvolvam trabalhos especialmente focados na acessibilidade dos conteúdos.
Um dos meus pré-projeto é “O uso da Tecnologia na educação” foram utilizadas figuras de linguagem dentro da música, onde o aluno ouvia a música, depois descobria onde e qual a figura de linguagem/semântica como metáfora, hipérbole, catacrese, etc continha na letra da música. Os alunos ouvem músicas enquanto aprende.
Cabe ressaltar que segundo o Wikipédia, a enciclopédia livre, Educomunicação é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia. Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área. Conhecida abreviadamente como educom. Exemplos de comunicação são o uso de rádio escolar, rádio virtual,videogames, softwares de aprendizagem online, podcastsblogsfotografia, projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes.
O conceito de Educomunicação entendido pelo professor Ismar de Oliveira Soares é "o conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos presenciais ou virtuais, tais como escolas, centros culturais, emissoras de TV e rádios educativos", e outros espaços formais ou informais de ensino e aprendizagem.
A Educomunicação inclui, sem reduzir-se, o conhecimento das múltiplas linguagens e meios pelos quais se realiza a comunicação pessoal, grupal e social. Abarca também a formação do sentido crítico, inteligente, frente aos processos comunicativos e suas mensagens para descobrir os valores culturais próprios e a verdade (CENECA, UNICEF, UNESCO, 1992 apud APARICI, 2010).



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