Características
da Educomunicação exemplificando com relatos de experiências a partir dos
textos lidos e de vivência profissional pessoal.
Pesquisa feita em textos,
artigos, livro, teses nomes de teóricos do campo educomunicativo, relatando
suas contribuições para a Educomunicação.
Algo
que particulariza, caracteriza ou é específico no campo da educação é chamado
de Educomunicação, pois a capacidade de entrecruzar saberes, promovendo a
interlocução ou a conversa entre os que constroem e/ou se utilizam desses
saberes. Processo – esta é a palavra que melhor define e caracteriza a
Educomunicação enquanto lugar de ações políticas. Define e caracteriza porque,
em praticamente todos os sentidos, o termo é o que de forma mais completa expressa
a ação conjunta dos sujeitos sociais na prática da Educomunicação.
Sendo
definido também como um conjunto das ações destinadas a: integrar às práticas
educativas o estudo sistemático dos sistemas de comunicação fortalecer ecossistemas
comunicativos em espaços educativos (o que significa criar e rever as relações
de comunicação na escola, entre direção, professores e alunos, bem como da
escola para com a comunidade, criando sempre ambientes abertos e democráticos. Tendo
como foco da Educomunicação a linguagem no sentido de melhorar o fluxo de
comunicação dentro da escola, criando assim o ecossistema comunicativo
escolar.
O
uso das mídias e das tecnologias tem exigido cada vez mais espaço nas práticas cotidianas,
transformando não somente as relações interpessoais, mas também o processo de
ensino-aprendizagem. As possibilidades trazidas pelas novas tecnologias têm
propiciado, além disso, um novo olhar para a educação, fazendo com que
pesquisadores/professores desenvolvam trabalhos especialmente focados na acessibilidade
dos conteúdos.
Um
dos meus pré-projeto é “O uso da Tecnologia na educação” foram utilizadas
figuras de linguagem dentro da música, onde o aluno ouvia a música, depois descobria
onde e qual a figura de linguagem/semântica como metáfora, hipérbole,
catacrese, etc continha na letra da música. Os alunos ouvem músicas enquanto
aprende.
Cabe
ressaltar que segundo o Wikipédia, a enciclopédia livre, Educomunicação é
um conceito ou metodologia pedagógica que
propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na
aprendizagem através de meios de mídia. Como se entende pelo nome, é o encontro
da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar.
Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por
professores de qualquer área. Conhecida abreviadamente como educom.
Exemplos de comunicação são o uso de rádio escolar, rádio virtual,videogames,
softwares de aprendizagem online, podcasts, blogs, fotografia,
projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes.
O conceito de
Educomunicação entendido pelo professor Ismar de Oliveira Soares é "o
conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de
processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas
comunicativos em espaços educativos presenciais ou virtuais, tais como escolas,
centros culturais, emissoras de TV e rádios educativos", e outros espaços
formais ou informais de ensino e aprendizagem.
A Educomunicação inclui, sem reduzir-se, o conhecimento das múltiplas
linguagens e meios pelos quais se realiza a comunicação pessoal, grupal e
social. Abarca também a formação do sentido crítico, inteligente, frente aos
processos comunicativos e suas mensagens para descobrir os valores culturais
próprios e a verdade (CENECA, UNICEF, UNESCO, 1992 apud APARICI, 2010).
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