Pós - Graduação em Gestão Educacional em Rede - UFPI
Fundamentos Sócios Antropológicos da Educação em Rede - UFPI
Midiatização,
identidade e cultura na contemporaneidade
A Tecnologia da Comunicação e Informação - TICs
passa a ocupar lugar estratégico, pois, assim como a industrialização e a
urbanização mudaram o ritmo e as características da vida no século XIX, as
linguagens midiáticas têm alterado decisivamente os modos de vida atuais.
Uma crescente na forma de midiatização vem mudando a
cultura na contemporaneidade, levando um número cada vez maior de pessoas que
se valendo da educação a distancia – EaD com o objetivo de uma melhor condição
de conhecimento para se introduzir no mercado de trabalho com uma melhor
qualidade curricular.
Entretanto, é certo que existem providências
técnicas necessárias, mas financeiramente dispendiosas, que deverão ser
implementada a fim de possibilitar a realização de determinadas mediações midiáticas
do conhecimento.
A Educação a Distância vem crescendo em função das
possibilidades decorrentes das novas TICs, que estabelecem as diferenças
fundamentais entre educação presencial e à distância, uma vez que o aluno tem
acesso ao conhecimento e desenvolve hábitos, habilidades e atitudes relativos
ao estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são
adequados, mesmo sem a ajuda em tempo integral da aula de um professor, mas com
a mediação das tutoras, atuando ora a distância, ora em presença e com o apoio
de materiais didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes
suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados
através dos diversos meios de comunicação (conforme o Decreto nº 2.494, de 10
de fevereiro de 1998, que regulamenta o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional).
A Internet vem ganhando cada vez mais espaço em
nossa sociedade, e se faz cada vez mais necessária na educação, pois permite a
troca de conhecimentos com outras pessoas, as quais podem estar até do outro
lado do mundo.
Também
existem outros questionamentos no que tange ao tempo que os envolvidos com o
conhecimento midiatizado precisarão para se acostumar à experiência, ou então
se os docentes estarão preocupados com o assunto. Pois o aluno contemporâneo
busca uma instituição de ensino onde o mesmo possa ter disponibilidade de tempo
e poder fazer o seu próprio horário de estudo.
Na atualidade, a Internet oferece novos sentidos
sociais para o espaço e para o tempo, ou, melhor, há uma reorganização das
subjetividades, das identidades e das culturas, devido ao contexto
tempo-espacial que está diante dos indivíduos.
Debater essa imersão em uma nova ambiência
comunicacional é imprescindível para os estudos da Comunicação, pois a
democracia, o trabalho, a arte, o entretenimento e a vida cotidiana estão
sujeitos a novas tramas, que levam a novas maneiras de perceber e agir em
relação ao real.
Podendo perceber assim o modo de como as redes se
interconectam, embora preservando cada uma a sua essência, mas com objetivos
semelhantes que o público como alvo. Sugerindo que o fazem por um mecanismo
fundamental de construção do poder na sociedade em rede fazendo uma ponte
inter-relações comunicação-educação que estão presentes tanto em situações
educativas quanto comunicativas na mídia.
Trata-se da
capacidade do individuo de se conectar duas ou mais diferentes redes no
processo de construir o um conhecimento que cada uma pode lhe proporcionar.
Dessa forma, os programadores detêm o poder na
sociedade em rede. Os mesmos com a capacidade de elaborar cada uma das principais
redes de que depende a vida das pessoas (governo, parlamento, estabelecimento
militar e de segurança, finanças, mídia, instituições de ciência e tecnologia
etc.). E os computadores que operam as conexões entre diferentes redes
midiáticas introduzem programas nas mais diversas áreas como financeiras,
política, instituições financeiras, financiadas por grandes empresas etc.
Na discussão do papel das tecnologias da informação
e comunicação - TIC e também nas muitas tentativas de experimentá-las, está em
jogo sua utilização otimizada no processo educacional como midiatizadora do
conhecimento.
Já que se encontra disponível uma superabundância de
informações, em forma de artigos, livros, reportagens e arquivos de blogs que
podem ser facilmente consultados navegando-se pela internet. E a mesma sendo um
meio de comunicação, de interação e de organização social, abrange todos os
âmbitos sociais, transformando os conceitos de educação e educação à distância
e interferindo diretamente no comportamento das pessoas, colocando todos diante
do nascimento de uma nova geração surgindo assim, uma sociedade em rede, totalmente
on-line.
Sendo baseadas na observação, sobre a natureza e as
perspectivas dos movimentos sociais em rede, com a esperança de identificar os
novos rumos da mudança na sociedade contemporânea capaz de estimular debates
reflexivos sobre as decorrências da imergente propagação midiática.
E com
tanta evolução tecnológica, os professores podem utilizar esses recursos em
sala de aula de muitas formas e os estudantes também podem utilizá-los fora da
escola como apoio de pesquisa para trabalhos escolares e complementação dos
estudos, uma vez que pesquisas apontam que o uso de computadores e Internet nas
atividades escolares ainda parecem ocorrer em maior proporção em casa e não na
escola para a maioria dos estudantes no Brasil.
Valendo-se
desses recursos, o professor pode utilizar a música através de vídeo/DVD como
conteúdo na sala de aula para enriquecer o ensino aprendizagem do alunado
durante as aulas de espanhol.
A música
será muito importante na sala de aula, já que pode servir de base para os
alunos analisarem a parte lúdica, a gramática, o léxico, assim como a cultura,
além da parte emocional.
Na letra da música “Vivir sin aire” do Maná, o professor pode
trabalhá-la em sala de aula explorando a tradução, os substantivos, verbos,
pronomes, adjetivos, etc
Vivir sin aire: Maná
Viver sem ar
Composición: Maná
Album: ¿Dónde
jugaran los niños?
Año: 1992
Cómo quisiera poder vivir sin aire.
Cómo quisiera poder vivir sin agua. Me encantaría quererte un poco menos. Cómo quisiera poder vivir sin ti. Pero no puedo, siento que muero, me estoy ahogando sin tu amor. (estribillo) Cómo quisiera poder vivir sin aire. Cómo quisiera calmar mi aflicción. Cómo quisiera poder vivir sin agua. Me encantaría robar tu corazón. ¿Cómo pudiera un pez nadar sin agua? ¿Cómo pudiera un ave volar sin alas? ¿Cómo pudiera la flor crecer sin tierra? Cómo quisiera poder vivir sin ti. Pero no puedo, siento que muero, me estoy ahogando sin tu amor. (estribillo) Cómo quisiera poder vivir sin aire. Cómo quisiera calmar mi aflicción. Cómo quisiera poder vivir sin agua. Me encantaría robar tu corazón. Cómo quisiera lanzarte al olvido, Cómo quisiera guardarte en un cajón, Cómo quisiera borrarte de un soplido, Me encantaría matar esta canción.. |
Como queria poder viver sem ar.
Como queria poder viver sem água. Me encantaria te querer um pouco menos. Como queria poder viver sem você. Mas eu não posso, sinto que morro, estou me afogando sem teu amor.
(refrão)
Como eu queria poder viver sem ar. Como eu queria acalmar minha aflição. Como eu queria poder viver sem água. Me encantaria roubar teu coração. Como poderia um peixe nadar sem água? Como poderia uma ave voar sem asas? Como poderia a flor crescer sem terra? Como queria poder viver sem você. Mas não posso, sinto que morro, estou me afogando sem teu amor. (refrão) Como eu queria poder viver sem ar. Como eu queria acalmar minha aflição. Como eu queria poder viver sem água. Me encantaria roubar teu coração. Como queria poder te lançar ao esquecimento, Como queria poder te guardar numa gaveta, Como queria poder te apagar com só um sopro, Eu gostaria de extinguir essa canção. |
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