domingo, 1 de novembro de 2015

Midiatização, identidade e cultura na contemporaneidade

Pós - Graduação em Gestão Educacional em Rede - UFPI

Fundamentos Sócios Antropológicos da Educação em Rede - UFPI


Midiatização, identidade e cultura na contemporaneidade

A Tecnologia da Comunicação e Informação - TICs passa a ocupar lugar estratégico, pois, assim como a industrialização e a urbanização mudaram o ritmo e as características da vida no século XIX, as linguagens midiáticas têm alterado decisivamente os modos de vida atuais.
Uma crescente na forma de midiatização vem mudando a cultura na contemporaneidade, levando um número cada vez maior de pessoas que se valendo da educação a distancia – EaD com o objetivo de uma melhor condição de conhecimento para se introduzir no mercado de trabalho com uma melhor qualidade curricular.
Entretanto, é certo que existem providências técnicas necessárias, mas financeiramente dispendiosas, que deverão ser implementada a fim de possibilitar a realização de determinadas mediações midiáticas do conhecimento.
A Educação a Distância vem crescendo em função das possibilidades decorrentes das novas TICs, que estabelecem as diferenças fundamentais entre educação presencial e à distância, uma vez que o aluno tem acesso ao conhecimento e desenvolve hábitos, habilidades e atitudes relativos ao estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são adequados, mesmo sem a ajuda em tempo integral da aula de um professor, mas com a mediação das tutoras, atuando ora a distância, ora em presença e com o apoio de materiais didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados através dos diversos meios de comunicação (conforme o Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
A Internet vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, e se faz cada vez mais necessária na educação, pois permite a troca de conhecimentos com outras pessoas, as quais podem estar até do outro lado do mundo.
 Também existem outros questionamentos no que tange ao tempo que os envolvidos com o conhecimento midiatizado precisarão para se acostumar à experiência, ou então se os docentes estarão preocupados com o assunto. Pois o aluno contemporâneo busca uma instituição de ensino onde o mesmo possa ter disponibilidade de tempo e poder fazer o seu próprio horário de estudo.       
Na atualidade, a Internet oferece novos sentidos sociais para o espaço e para o tempo, ou, melhor, há uma reorganização das subjetividades, das identidades e das culturas, devido ao contexto tempo-espacial que está diante dos indivíduos.
Debater essa imersão em uma nova ambiência comunicacional é imprescindível para os estudos da Comunicação, pois a democracia, o trabalho, a arte, o entretenimento e a vida cotidiana estão sujeitos a novas tramas, que levam a novas maneiras de perceber e agir em relação ao real.
Podendo perceber assim o modo de como as redes se interconectam, embora preservando cada uma a sua essência, mas com objetivos semelhantes que o público como alvo. Sugerindo que o fazem por um mecanismo fundamental de construção do poder na sociedade em rede fazendo uma ponte inter-relações comunicação-educação que estão presentes tanto em situações educativas quanto comunicativas na mídia.
  Trata-se da capacidade do individuo de se conectar duas ou mais diferentes redes no processo de construir o um conhecimento que cada uma pode lhe proporcionar.
Dessa forma, os programadores detêm o poder na sociedade em rede. Os mesmos com a capacidade de elaborar cada uma das principais redes de que depende a vida das pessoas (governo, parlamento, estabelecimento militar e de segurança, finanças, mídia, instituições de ciência e tecnologia etc.). E os computadores que operam as conexões entre diferentes redes midiáticas introduzem programas nas mais diversas áreas como financeiras, política, instituições financeiras, financiadas por grandes empresas etc.
Na discussão do papel das tecnologias da informação e comunicação - TIC e também nas muitas tentativas de experimentá-las, está em jogo sua utilização otimizada no processo educacional como midiatizadora do conhecimento.
Já que se encontra disponível uma superabundância de informações, em forma de artigos, livros, reportagens e arquivos de blogs que podem ser facilmente consultados navegando-se pela internet. E a mesma sendo um meio de comunicação, de interação e de organização social, abrange todos os âmbitos sociais, transformando os conceitos de educação e educação à distância e interferindo diretamente no comportamento das pessoas, colocando todos diante do nascimento de uma nova geração surgindo assim, uma sociedade em rede, totalmente on-line.
Sendo baseadas na observação, sobre a natureza e as perspectivas dos movimentos sociais em rede, com a esperança de identificar os novos rumos da mudança na sociedade contemporânea capaz de estimular debates reflexivos sobre as decorrências da imergente propagação midiática.
E com tanta evolução tecnológica, os professores podem utilizar esses recursos em sala de aula de muitas formas e os estudantes também podem utilizá-los fora da escola como apoio de pesquisa para trabalhos escolares e complementação dos estudos, uma vez que pesquisas apontam que o uso de computadores e Internet nas atividades escolares ainda parecem ocorrer em maior proporção em casa e não na escola para a maioria dos estudantes no Brasil.
Valendo-se desses recursos, o professor pode utilizar a música através de vídeo/DVD como conteúdo na sala de aula para enriquecer o ensino aprendizagem do alunado durante as aulas de espanhol.
A música será muito importante na sala de aula, já que pode servir de base para os alunos analisarem a parte lúdica, a gramática, o léxico, assim como a cultura, além da parte emocional.
Na letra da música “Vivir sin aire” do Maná, o professor pode trabalhá-la em sala de aula explorando a tradução, os substantivos, verbos, pronomes, adjetivos, etc


            Vivir sin aire: Maná                                                         Viver sem ar
           Composición: Maná
Album: ¿Dónde jugaran los niños?
Año: 1992

Cómo quisiera poder vivir sin aire.
Cómo quisiera poder vivir sin agua.
Me encantaría quererte un poco menos.
Cómo quisiera poder vivir sin ti.

Pero no puedo, siento que muero,
me estoy ahogando sin tu amor. 

(estribillo)
Cómo quisiera poder vivir sin aire.
Cómo quisiera calmar mi aflicción.
Cómo quisiera poder vivir sin agua.
Me encantaría robar tu corazón.

¿Cómo pudiera un pez nadar sin agua?
¿Cómo pudiera un ave volar sin alas?
¿Cómo pudiera la flor crecer sin tierra?
Cómo quisiera poder vivir sin ti.

Pero no puedo, siento que muero,
me estoy ahogando sin tu amor.

(estribillo) 
Cómo quisiera poder vivir sin aire.
Cómo quisiera calmar mi aflicción.
Cómo quisiera poder vivir sin agua.
Me encantaría robar tu corazón.

Cómo quisiera lanzarte al olvido,
Cómo quisiera guardarte en un cajón,
Cómo quisiera borrarte de un soplido,
Me encantaría matar esta canción.
.
Como queria poder viver sem ar.
Como queria poder viver sem água.
Me encantaria te querer um pouco menos.
Como queria poder viver sem você.

Mas eu não posso, sinto que morro,
estou me afogando sem teu amor.

(refrão)
Como eu queria poder viver sem ar.
Como eu queria acalmar minha aflição.
Como eu queria poder viver sem água.
Me encantaria roubar teu coração.

Como poderia um peixe nadar sem água?
Como poderia uma ave voar sem asas?
Como poderia a flor crescer sem terra?
Como queria poder viver sem você.

Mas não posso, sinto que morro,
estou me afogando sem teu amor.

(refrão)
Como eu queria poder viver sem ar.
Como eu queria acalmar minha aflição.
Como eu queria poder viver sem água.
Me encantaria roubar teu coração.

Como queria poder te lançar ao esquecimento,
Como queria poder te guardar numa gaveta,
Como queria poder te apagar com só um sopro,
Eu gostaria de extinguir essa canção.

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