QUEM SOMOS
Somos alunos do Curso de Especialização em Gestão Educacional em Rede - POS-GEREDE, promovido pela Universidade Federal do Piauí - UFPI no polo da Universidade Aberta do Piauí - UAPI na cidade de Valença – PI.
O presente trabalho tem como finalidade a apresentação de um projeto prático de criação de um ambiente virtual de aprendizagem colaborativo (site, blog, rede social etc). Onde alunos.se organizaram na elaboração do projeto, assim como na criação do ambiente virtual. No caso, optou-se pela criação do blog onde pode ser visto nesse endereço http://redeecia.blogspot.com.br/.
PRÉ-PROJETO
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ – UAPI
CURSO: Especialização em Gestão
Educacional em Rede
DISCIPLINA: Cibercultura e Inteligência Coletiva
A participação dos tutores a distância no
processo de ensino-aprendizagem da UFPI – PI: A importância do tutor
da educação à distância – EaD
Trabalho apresentado como requisito
parcial da disciplina, Cibercultura e Inteligência Coletiva do Curso de
Especialização em Gestão Educacional em Redes. da Universidade Federal do
Piauí- UFPI. Professor: Doutora Lívia Nery.
Elani Nacimento
Eva Doraci da Silva Moura
Inhuma
– PI, Agosto/2015.
1-INTRODUÇÃO
Um
pouco da história da EaD
Papert
apresentou um termo que é muito utilizado na construção do conhecimento, sob a
influência das novas tecnologias de informação e comunicação, qual seja:
construcionismo.
A
EaD é baseada no construcionismo com ênfase na interatividade virtual, no
trabalho colaborativo, na vontade dos sujeitos envolvidos e na interação
aprendiz-computador-docente-aprendiz (ACDA), formando um ciclo que evolui à
medida que se constrói o conhecimento.
A
EaD é baseado no construcionismo com ênfase na interatividade virtual, no
trabalho colaborativo, na vontade dos sujeitos envolvidos e na interação
aprendiz-computador-docente-aprendiz (ACDA), formando um ciclo que evolui à
medida que se constrói o conhecimento.
Ferramentas e tecnologias são tão fundamentais
para educação que é difícil imaginá-la sem eles; especialmente os sons e símbolos
como ferramentas e a escrita e a linguagem como tecnologias.
Terry Evans (2002)
2
TEMÁTICA
A importância do tutor
da educação à distância – EaD
3 TEMA
A
participação dos tutores a distância no processo de ensino-aprendizagem da
UFPI - PI
4 NATUREZA
Público
Alvo: docentes da educação básica e superior, graduandos em diversas áreas.
5
OBJETIVOS
Capacitar
professores da rede pública de ensino na gestão educacional em rede para a
maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem.
Incluir
docentes e discentes nos ambientes digitais de aprendizagem para o
fortalecimento da educação e cultura no estado do Piauí.
Contextualizar as atribuições dos tutores;
Levantar junto aos tutores informações sobre sua
participação no processo de ensino-aprendizagem a distância;
6 JUSTIFICATIVA
Na educação a distância, as
“Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)” são adotadas com o objetivo de
facilitar o processo de ensino e aprendizagem, e estimular a colaboração e
interação entre os participantes de um curso, habilitando-os para enfrentar a
concorrência do mercado de trabalho. As ferramentas de gerenciamento não são
menos importantes, sobretudo porque a participação e o progresso do estudante
são informações que precisam ser recuperadas, para que o professor possa apoiar
e motivar o aprendiz durante o processo de construção e compartilhamento do
conhecimento.
A
mídia é uma das melhores formas de adquirir cultura, diversão e lazer, e o ser
humano, possui uma curiosidade inata que leva a querer descobrir o mundo, e através
da mídia seus horizontes poderão também se expandir.
Este
trabalho tem como finalidade instigar a imaginação para melhor identificar os
diversos tipos de “profissionais” que trabalham na área da EaD.
Nessa trajetória a Internet
favorece a construção cooperativa, o trabalho conjunto entre professores e
alunos, próximos física ou virtualmente. Caracterizar as práticas das TICs, o
AVA, o MOODLE utilizada pelo estudante da EaD. Pode-se participar de uma
pesquisa em tempo real, de um projeto entre vários grupos, pesquisar sobre
problema da atualidade, interagir com os tutores e colegas.
Discutir
o papel do tutor e sua integração com os meios tecnológicos em âmbito escolar e
as dificuldades aluno-plataforma.
O
papel do tutor:
“Um agente educativo, um
profissional que intencionalmente promove, facilita e mantém os processos de
comunicação necessários para contribuir para o aperfeiçoamento do sistema”.
Grijalbo (1986, apud UNESCO, 1993p. 62)
7
METODOLOGIA
Pesquisa bibliográfica .
Os resultados da pesquisa contribuirão para
se ter uma visão do quanto a tutoria é importante na educação a distância e
suas contribuições na educação brasileira.
Metodologia da Investigação e dos
procedimentos da pesquisa empírica, no qual são descritos os meios adotados de
forma a garantir a qualidade, o tratamento adequado e a análise dos dados,
frente ao objetivo da tese que é criar um modelo conceitual de análise para
identificar como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão sendo utilizados
nos processos educacionais nos cursos a distância na UFPI/UAB.
Este trabalho é uma síntese do conteúdo extraído do pré-projeto em fase de acabamento como apresentação parcial ao curso de especialização em Gestão Educacional em Rede na modalidade ead/UFPI, polo de Valença-PI. Tendo como embasamento a trajetória da ead, assim como e principalmente o papel do tutor e sua importância nessa modalidade.
ResponderExcluir