domingo, 1 de novembro de 2015

Plano de aula- Lengua Española - 1º Ano Ensino Médio


PLANO DE AULA

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PIAUI
   7ª REGIONAL DE VALENÇA - GRE
ESCOLA UNIDADE MANOEL BARBOSA FERREIRA DE MACEDO

DISCIPLINA

LÍNGUA ESPANHOLA

SERIE

Ano Ensino Médio

CARGA HORARIA

01 h/a

DATA

22 / 10 / 2015

PROFESSOR

Eva Doraci

TEMA

As horas

1 – PLANO DE ESTÚDIOS

2 – OBJETIVOS

2.1. GERAL:
·         Trabalhando horas e sua importância para a organização da rotina da vida.

2.2. ESPECÍFICOS:
·         Escrever corretamente as horas;
·          Perguntar e responder as horas;
·          Organize a rotina de estudo, tendo em conta que as horas promovem a reflexão sobre a relação entre a passagem do tempo e os registros do contexto sócio-histórico.

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

·         As horas

4 – METODOLOGIA

·         Slides show acerca de as horas;
·         Discursão oral.

5 – AVALIAÇÃO

·         O atendimento da classe;
·          Participação oral nas discussões sobre as horas apresentadas em slides;
·          Diálogos curtos entre os alunos, perguntar e responder as horas

6 – RECURSOS

·         Datashow
·         Notebook
·         Bloco de notas

7 – BIBLIOGRAFIA

Martins, Ivan – Síntese: Curso de lengua española: 1º ensino médio. São Paulo: Ática, 2010.

Noções Básicas de Informática

 NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA
                              Inhuma-PI, 2015

SUMÁRIO

1     A SOCIEDADE DA TECNOLOGIA..............................................................................................1
1.1.      As novas TICs e o relacionamento entre pessoas. 18..............................................................................1

2.1.      A integração das tecnologias no processo entre pessoas........... .......................................................2
2.2.      O big data ganha espaço. ..............................................................................................................2


  1. A SOCIEDADE DA TECNOLOGIA

A disseminação do uso de tecnologias em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação, e, em especial, frente aos avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar no nosso cotidiano.
Isto exige de nós, usuário, a constante busca de aprender, produzir e gerir conhecimentos e de desenvolver diferentes modos de buscar  informações atualizadas, nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem seja ela como aluno, professor ou simples profissional das mais diversas áreas. Essa é a marca dos novos tempos!
E pense no nosso papel em uma sociedade em que as tecnologias geram mudanças.
A sociedade, chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia, por outros de sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a sociedade contemporânea novos desafios.

1.1 As novas TICs e o relacionamento entre pessoas

Encontramos no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor seja através de mensagens por celulares, whatssap, facebook, e-mails, etc
Na capacidade de mudanças tecnológicas, culturais e científicas não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos.
O desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida.
A exigência de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.
Aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e de situações que favoreçam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.
Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso às TIC, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
Atualmente tudo depende da tecnologia, e precisamos está sempre atrás de informações e se atualizando, tendo em vista as constantes mudanças ocorridas na atualidade no que se refere às áreas tecnológicas.

2.    A TECNOLOGIA COMO ALIADA

2.1 A integração das tecnologias no processo educacional

Assim, se a tecnologia for usada como uma aliada na criação de um processo educacional; melhor ela complementará as habilidades individuais e auxiliará na construção de um mundo que dá um sentido maior para a vida. Adicionando a esses dados, podemos salientar que vivemos em um mundo em profunda crise social, moral e afetiva. É urgente trabalhar a favor de uma nova sociedade e acreditarmos que a mudança nos trabalhos pedagógicos com a integração das tecnologias no processo educacional pode ajudar a resgatar o ser humano para o afloramento de uma sociedade mais consciente e justa.
 No entanto, compreendemos que se faz necessário uma capacitação contínua dos educadores para atuarem na criação de novos ambientes de aprendizagem, procurando desfazer as desigualdades e as exclusões digitais e sociais.
A tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia, principalmente no contexto escolar, o que deve ser feito é apenas o bom uso dessas mídias para melhorar a qualidade do ensino. Muitas estratégias podem ser utilizadas para articular o uso das TIC´s no trabalho pedagógico e também no âmbito  administrativo da escola. Uma delas é usar vídeo e DVD´s para sensibilizar/discutir os conteúdos curriculares que vão ser introduzidos a cada capítulo do livro didático.
Além disso, o uso de DVD´s também podem ser úteis no aprofundamento ou revisão dos conteúdos previstos; pode-se utilizar o laboratório de informática para formação continuada do corpo administrativo da escola e ainda como recurso pedagógico mediante o estudo de softwares educacionais como pesquisa na internet sobre os mais diversos assuntos das disciplinas. Essas são apenas algumas das ideias que podem ser aproveitadas, para articular o uso das TIC´s na educação.
 Com criatividade, outras iniciativas podem e devem surgir no ambiente escolar. possibilita todos se se qualificarem nos mais diversos cursos, com o um custo mínimo financeiro e a facilidade de programar o seu próprio tempo.
Cada uma das tecnologias, seja o vídeo/DVD, seja a internet, o computador, entre outras, carrega suas próprias especificidades que podem ser utilizadas de forma com­plementar entre si e/ou podem ser integradas com outros recursos tecnológicos ou não.

2.2  O big data ganha espaço

Não é novidade que a tecnologia, assim como o big data, vem ganhando cada vez mais seu espaço na vida das pessoas, assim como dentro das organizações e ajudando nas estratégias das empresas de sucesso, visto que o uso da informática tem por finalidade apoiar de forma estratégica e competitiva as grandes empresas de serviços.
   Nesse sentido, a tecnologia passa a ter um papel fundamental, possibilitando melhor e mais rápida percepção das mudanças, facilitando a interação com pessoas em seus diversos ambientes virtuais, tomada de decisão em compras online e possibilitando uma maior rapidez e agilidade de resposta às novas necessidades.

 Essa mesma tecnologia da informação e comunicação, vem facilitando de forma acelerada a vida das pessoas com as compras pela internet, pois além de ter aumentado as compras, esse processo nos ajuda em ganhar tempo, já que podemos comprar praticamente tudo, sem sair de casa, sem ir ao banco, podendo fazer toda a transação online.

Ética Aplicada à Gestão Educacionacional em Rede

ÉTICA APLICADA À GESTÃO EDUCACIONAL EM REDE
Texto Dissertativo
   
A Ética historicamente vem se caracterizando por diversidade de concepções. Sendo a ÉTICA a parte da filosofia que estuda os valores da conduta humana. Um conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito”
A reflexão ética tem seu início no mundo ocidental, na Grécia antiga, no século V a.C., quando se acentuava o desligamento da compreensão de mundo baseada nos relatos místicos. E, ao longo do tempo, vem se modificando em busca de maior amplitude, pois o fenômeno global provoca serias interferências no contexto social, onde o mundo globalizado é caracterizado pela ausência de fronteiras.
 Dessa forma, o ambiente torna-se mais competitivo, obrigando as pessoas conquistarem um espaço de forma cada vez mais feroz; sendo assim, precisam superar os empecilhos que dificultam a existência de uma vida moral autêntica e adotam um modelo ético que não entre em colisão com as oportunidades oferecidas pelo mercado. Com isso, a ética passa a ser entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes, ou seja, trata do comportamento do homem em sociedade e dos fundamentos e da natureza das nossas atitudes normativas.
A ética é à base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas e fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade.
Estritamente relacionada com diversas disciplinas porque a ética é concebida como conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos concernentes ao comportamento moral humano, a Ética já não é mero capítulo da Filosofia. A Ética é ciência. A conquista de foros científicos não torna a Ética totalmente desvinculada da Filosofia. Essa autonomia não é absoluta, em relação aos demais ramos de saber.
Deve ser estudada como disciplina autônoma, pois a mesma abrange metodologias e valores que o cidadão aos poucos está perdendo. E já que a educação, a ética, a moral e valores já não vêm mais de berço, de dentro de casa e os pais e educadores já não podem mais ser rígidos, a única forma de conscientizar os jovens sobre comportamentos, é a ética e todos seus conceitos e valores serem adotados como disciplina obrigatória em todas as disciplinas, desde o ensino fundamental. 
Os profissionais têm deveres e responsabilidades no seu contexto de atuação, junto à ética aplicada à gestão educacional em rede, porque a profissão tem além de sua utilidade para o indivíduo, uma rara expressão social e moral.
Todos os profissionais têm responsabilidades, tais como: advogados, médicos, engenheiros, administradores e outros que galgaram tais posições em decorrência de seus valores profissionais, projetando-se pela qualidade de seus trabalhos. A responsabilidade que lhes é atribuída advém da utilidade que prestam e, como decorrência, os benefícios surgem. A oportunidade de servir é retribuída, socialmente, com aquela de usufruir o prestígio granjeado.
As relações entre ética em rede, educação e profissão, tem como tal prática benefícios recíprocos a quem pratica e a quem recebe o fruto do trabalho, também exige, nessas relações, a preservação de uma conduta condizente com os princípios éticos específicos envolvendo com a prática de uma conduta lastreada em valores ou guias de conduta.
Saber valorizar os saberes tradicionais, tão desprezados pelos saberes acadêmicos, leva o indivíduo a trabalhar com os temas relacionados ao ambiente virtual de aprendizagem-AVA e social é capaz de transformar o pensamento do homem em relação à ética, contribuindo na “formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade ético- social de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global”;
A ética serve como guia de instrução em suas ações em relação aos meus semelhantes, sendo assim de suma importância para formação do de ser humano justo e responsável com a capacidade de amar ao seu próximo. Um ser humano que não valoriza os valores éticos é incapaz de fazer do bem algo de uso contínuo. Não se nasce com ética, mas adquire-se através da convivência em sociedade. Na formação ética procura-se sempre que amoral fosse sempre sua companheira para que possa estar de bem com sua consciência com os seus semelhantes.
A ética aplicada à gestão educacional em rede é fundamental na vida do ser humano, nos tempos modernos de hoje infelizmente, ela está em crise, a sociedade perdeu seus valores e princípios; o indivíduo que preserva consigo a verdade, a justiça e a honestidade, humildade. Um ser humano que não valoriza os valores éticos é incapaz de fazer do bem algo de uso contínuo.
Sabe-se que as modificações sociais foram grandes nos últimos anos e que a face do mundo alterou-se quanto a costumes, valores e conduta. A ética e a moral são parte integrante da vida cotidiana da sociedade e dos indivíduos, não só, por ser um conjunto de regras e normas que regem a existência humana, dizendo o que deve ou não fazer, mas também porque está presente no discurso e influencia os seus juízos e opiniões. Elas associadas são importantes e podem ser traduzidas como uma boa conduta aplicável a todos os sujeitos, tendo assim, caráter universalista.
O comportamento ético nas redes sociais, principalmente em relação a trabalhos de pesquisa é muito importante, pois proporciona condições e capacidade de juízo de valores em se posicionar diante da realidade, fazendo escolhas, e principalmente, refletindo sobre o impacto destas escolhas no âmbito individual ou coletivo.
A Ética vem se modificando em todo contexto social. Nos últimos tempos essa modificação tem melhorado até mesmo para alguns dos doutores da lei (os lideres políticos). A Ética é importante em todos os níveis sociais e profissionais e até mesmo cultural.
Ser Ético é ter equilíbrio e bom funcionamento social, é acreditar que tudo depende de cada passo, que são responsáveis por seus acertos e erros, e que, com certeza é uma pessoa admirável de relacionamentos saudáveis seja eles familiar, profissional, fraternal, ele colabora para um futuro melhor. Pois a convivência em harmonia com: familiares, amigos e meio social, e também respeitando as crenças e valores de cada um, estará sendo éticos com todos e com a sociedade, isto é, contribuindo para uma sociedade digna e harmoniosa para o convívio humano.
Devido às mudanças e amplitude no campo da ética, nota-se que a humanidade contemporânea mergulhada numa crise ética onde se observa muita mentira, injustiça, corrupção, roubalheira, e principalmente falta de ética moral, e é lamentável que isso pareça ser normal na concepção de muitas pessoas.
 Sendo a moral objeto da ética, essa é muito importante por  procurar fundamentar os princípios do pensar e agir humano influenciando a conduta do homem dentro da sociedade em está inserido,  ter ética é de suma importância, pois só agindo com ética pode-se dizer que está agindo com principio.
A ética vem se modificando de acordo com as necessidades da humanidade. Atualmente a ética é voltada para os problemas do mundo globalizado, um mundo onde os valores e o respeito estão se perdendo, e a ética serve para mostrar à humanidade como deve se comportar, de maneira condizente com o que manda as normas e cultura tanto educacional como social da comunidade.
Nesse mundo tão globalizado, os valores e o respeito para com próximo já não são mais respeitados, pois o que vale é estar em evidência, com status independente de estar sendo ético ou não. Como dizia Sócrates, só quem conhece o que é ética são as pessoas inteligentes.
É pela profissão que o indivíduo se destaca e se realiza plenamente provando sua capacidade, habilidade, sabedoria e inteligência, comprovando sua personalidade para vencer obstáculos. Através do exercício profissional, consegue o homem elevar seu nível moral. É na profissão que o homem pode ser útil à sua comunidade e nela se eleva e destaca na prática dessa solidariedade orgânica.
A ética moral e a ética profissional se assemelham por as duas apresentarem normas que são as bases dos valores do bem e da conduta humana, que alicerçam a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores agrupados pela sociedade; baseiam-se em regras que pretendem estabelecer certa previsibilidade para as ações humanas.
Diferenciam-se, porém, pois a ética moral estuda os valores da conduta humana, a relação entre sua vontade e a obrigação de seguir uma norma, trata do que é bom e de onde vem o mal, do certo e errado, da liberdade e da necessidade de respeitar o próximo. Já a ética profissional é o conjunto dos princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão, são deveres assumidos ao aceitar um trabalho, é o cumprimento de suas responsabilidades, é respeitar as normas de uma instituição para a instauração de um viver em conjunto.
A ética moral é uma relação entre a vontade e a obrigação de seguir uma determinada regra num grupo social e a profissional dependerá da instituição ou profissão que você assume e que deve seguir também regras e normas, só que dessa instituição ou profissão.



A ética é indispensável no contexto educacional aplicada à rede, uma vez que é a base para um bom trabalho de pesquisa acadêmica. Pelo fato do fenômeno das relações humanas serem estudados não apenas pela ética, mas também por todos os demais ramos das ciências, obtendo essa última, conhecimentos crescentes.
E Colocando-se hoje a questão da superação dos empecilhos que dificultam a existência de uma vida moral autêntica. Sendo que viver com ética, facilitando a credibilidade em um trabalho bem feito e sucedido, servindo futuramente como fonte de pesquisa para futuros discente, mostrando um desempenho qualificado e promissor.
Através da ética, o indivíduo mostra seus valores, sua conduta e a firmeza da sua fonte de pesquisa, seja ela em livros ou na internet, fazendo entender claramente os reflexos da conduta de cada ser, expondo às formas de relacionamento e interações sociais, através do respeito ao próximo, sendo importante para cada pessoa no desempenho pessoal e profissional de cada indivíduo, pois é a ética que ajuda e ensina a ser um bom cidadão com dignidade, responsabilidade e caráter.
Nos últimos tempos a ética vem desenvolvendo os estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos homens e a consideração de valor como equivalente de uma medição do que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas. Isto é, olha a virtude como prática do bem estar como a promotora da felicidade dos seres, quer individualmente, quer coletivamente, o que por sua vez avalia os desempenhos humanos em relação às normas comportamentais pertinentes.
O ser ético mostra ética em todas as suas atitudes, tanto profissionais quanto pessoais, não importa em que circunstancia esteja, ou o quanto irá se beneficiar ou perder com isso, a ética é um valor que o acompanha no seu cotidiano. Já Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. Todos os seus atos e atitudes são levados em conta a sua índole, ou seja, a sua ética e moral que aprende em casa com seus pais, pois ética e valores morais se aprende dentro de casa.
Assim sendo, a ética aplicada nas redes é muito importante para o acadêmico, seja docente ou discente, porque é através dela que se consegue avaliar o seu comportamento e do seu semelhante, que consegue viver em sociedade, pois a ética é o instrumento fundamental para a concretização de um bom trabalho científico, um viver em conjunto, é por ela que pode valorar os comportamentos certos e errados do homem perante seu meio.
 Enfim, é por meio da ética que torna um cidadão com ideias firmadas na moral, nos bons costumes e na dignidade de uma ética moral com a capacidade para avaliar e pensar as motivações pessoais e sociais e as exigências feitas por determinada situação, e ter consciência das consequências dos atos para si e para os outros e da obrigação de respeitar o estabelecido ou transgredi-lo.
 Sendo essas consequências indissociáveis já que existem muitos aspectos não previstos especificamente dentro de um código ético profissional, mas que fazem parte do comprometimento do profissional, devendo este, fazer uso da boa razão e da ética moral para conduzir suas atitudes.
Na sociedade contemporânea, quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas. São muitas informações, visões, novidades.
A sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis. No contexto educação, encontram-se na educação inovadora os caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético, do presencial e do virtual; da escola, do trabalho e da vida em todas as suas dimensões.
 Na verdade, não faz sentido o apelo ético quando a própria petica vem sendo obstruída pelo pragmatismo da incapacidade de análise e de antecipação de uma ética de um mundo modificado em busca de maior amplitude, já que ela tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes.
Como Sousa e Oliveira (2011), nunca foi tão urgente, como hoje se evidencia reabilitar a Ética. A crise da humanidade é uma crise de ordem moral. Os descaminhos do ser Humano, refletido na violência, na exclusão, no egoísmo e na indiferença pela sorte do outro, assentam-se na perda de valores morais.
Sabe-se que através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA e hipermídia, das redes sociais e de tantos outros meios tecnológicos, todos os meios destas mídias, chegam para mudar a concepção de ensino aprendizagem, proporcionando um vasto campo de conhecimento online desencadeando a grande oportunidade para o plagiamento de trabalhos escolares e acadêmicos.


REFERÊNCIAS


SOUSA, Maria das Graças R. de Moura e; OLIVEIRA, Vera Lúcia Costa. Ética no Contexto Educacional. Universidade Federal do Piauí, CEAD/UFPI, Teresina, 2011. P.5.

Educomunicação: Noções básicas para ressignificação da pratica educativa

Resenha crítica do texto: Educomunicação: Noções básicas para ressignificação da pratica educativa

SILVA, Lívia Fernanda Nery. Educomunicação: Noções Básicas para a Ressignificação da Prática Educativa. 2014

1.CREDENCIAIS DA AUTORA:
Lívia Fernanda Nery da Silva é Doutora em Ciências da Comunicação -UNISINOS; Mestra em Educação - UFPI; Especialista em Língua e Literatura Inglesa - UESPI

2.INTRODUÇÃO:
O livro é constituído de duas partes e sua subdivisões, cada uma delas sob a responsabilidade da autora, traduzindo sua fundamentação sobre a EaD, em abordagens que se completam.  
Na primeira parte SILVA discute em dois capítulos, a Educomunicação: noções básicas para a ressignificação da prática educativa, apresentando conceitos básicos como surgiu a EaD e as leis que a fundamenta.
No primeiro capítulo inicial há uma visão geral sobre a educomunicação: aproximação conceitual e interface comunicativa, relatando como as mídias passaram a integrar fortemente os diversos campos sociais, dentre eles o da educação. Assim, várias são as apropriações deste campo na própria história dos meios de comunicação e mais recentemente, em ambiência digital, por meio da internet.
O segundo capítulo trata da modalidade EaD: a ressignificação da prática educativa em ambiência comunicacional, onde a autora enfatiza dois aspectos relevantes para a compreensão do que vem a ser EaD. A primeira é que os sujeitos docentes e discentes não ocupam o mesmo lugar; e a segunda é que há mediação tecnológica para a efetivação do processo ensino e aprendizagem, conforme o Decreto nº 5.622/05.
Art. 1º Para os fins deste Decreto caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (BRASIL, 2005, p. 1)
No subitem 1.1.2, traz como foco a história da EaD, destacando que sua história  corre paralela à história social da mídia. Podendo se reclassificadas de diversas formas, alias em até cinco gerações, assim classificadas: 1ª geração (1890), com o uso do material impresso, com estudos por correspondência e individualizado; 2ª geração (1930/1960), com o rádio e a TV; 3ª geração (final dos anos 60), com a integração entre os meios anteriores, o telefone, os vídeos e as implantações de Universidades Abertas; 4ª geração (final dos anos 80), com a teleconferência, a videoconferência, e mais tarde a transmissão em áudio e vídeo; 5ª geração, a internet e a rede de computadores. 
No subitem 1.1.3, a EaD na América Latina onde o rádio foi elemento fundamental no processo de formação a distância no momento de inchaço das grandes capitais.
Já no sub tópico 1.1.4, nossa autora faz menção a Educação a Distância no Brasil – A Educação por Correspondência, onde ela fala sobre o IUB-Instituto Universal Brasileiro e sua evolução como meio de comunicação na EaD, através do radio e a TV para ampliar o público-alvo.
Discorrendo no sub tópico, 1.1.5, a Educação a Distância no Brasil – A Educação via Rádio tendo nesse contexto que a comunicação educativa no rádio teve como marco referencial a criação, por Roquette Pinto, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e de um plano sistemático de utilização educacional da radiodifusão como forma de ampliar o acesso à educação (SARAIVA, 1996). Retomando a trajetória da EaD via rádio, confere, na década de 1970, o Projeto Minerva, que objetivava o atendimento supletivo aos egressos do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), no sentido de lhes garantir a formação das oito séries do antigo primeiro grau (atual ensino fundamental). Esse programa se inseriu no contexto de ditadura militar e do "entusiasmo econômico". Portanto, cumpriu com o objetivo de qualificação da mão-de-obra para atendimento à crescente demanda de industrialização vivido pelo país (OLIVEIRA, 2012).
Articulando ainda sobre a EaD no subitem 1.1.5, a Educação a Distância no Brasil – A Educação via Televisão, ressalta a importância da telenovela para o desenvolvimento da educação a distância, já que estudos comprovaram a imbricação cultural da telenovela como matriz comunicacional fortalecida na América Latina. No contexto educativo televisivo, destaca-se a TV Globo, que deteve os direitos autorais do remake da série americana Sesame Street7, em parceria com a TV Cultura de São Paulo. Essa parceria foi a primeira e teve papel relevante na produção e no desenvolvimento de programas de nível educacional em âmbito não formal no Brasil.
No 1.2 fundamentação legal da EaD no Brasil, destaca a  regulamentação do artigo 80 foi feita posteriormente pelos Decretos nº 2.494 e 2.561, de 1998; ambos revogados pelo Decreto nº 5.622, em vigência desde sua publicação em 20 de dezembro de 2005. Este documento caracteriza educação a distância como a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
 A autora ressalta no 1.3 a EaD na universidade federal do Piauí, onde a UFPI aderiu à educação a distância em 1999, mas só em 2006, foram firmados convênios entre a UFPI, o MEC e o Banco do Brasil para a criação do primeiro curso na modalidade a distância da Instituição, denominado de Projeto Piloto, tendo início, já em 2007, o curso de bacharelado em administração.  O CEAD/UFPI foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) conforme a Portaria nº 97, de 5 de março de 2013, publicada no Diário Oficial da União, em 2013.
Trazendo em seu ultimo item, a Educação em ambiência digital na UFPI, na qual a ambiência digital na educação a distância pressupõe a mudança dos atores educacionais e das práticas pedagógicas, pois são requeridas competências tecnoculturais dos participantes do processo. Esses atores trabalhavam em um sistema de comunicação eficiente e constante, para a efetivação da aprendizagem dos estudantes dentro de um sistema comunicacional bidirecional e efetivo.

3 INTERPRETAÇÃO
De um modo geral, a autora apoia-se em diversos articuladores para emitir suas conclusões.
Enfatiza que a maioria dos problemas abordados pelos autores envolvidos no processos EaD surge a partir de um conjunto de ideias que foram se transformando em atitudes que funcionam com um conhecimento de base. E é este conhecimento de base que que ela procura nos fornecer, deixando claro que a formulação e resolução de problemas só podem ser feitas por quem tem um bom conhecimento das doutrinas que rege a EaD na UFPI, no Piauí e Brasil e a área da educomunicação.
Complementa com a posição de diferente autores sobre EaD. Como BELLONI (2009), que propunham explorar uma nova forma de educação: a aprendizagem aberta, enfatizando que a união da educação e comunicação à distância só tende a crescer com o auxílio de professores/tutores, tanto a distância com presencial e alunos sempre interessados a estudar uma modalidade na EaD.

4.CONCLUSÃO
  A obra fornece subsídio a nossa pesquisa a medida que se trata das principais trajetória da EAD, reportando-se a esclarecimentos mais distintos sempre que necessário.
Com sólidos conhecimentos acerca da EAD, a autora empenha-se em apresentar clara e detalhadamente o surgimento e características da pesquisa, levando-nos a compreender as ideias básicas das várias linhas trajetórias traçadas pela evolução da educação a distancia, bem como uma nova maneira de ver o já era de meu conhecimento.
É uma leitura que exige conhecimentos prévios para ser entendida, além de pesquisas sobre a trajetória da EAD, uma vez que as conclusões emergem a partir de esclarecimentos e posições de diversos autores, sites e instituições.
A obra tem por objetivo informar e esclarecer, assim como oferecer sugestões para universitários e pesquisadores, a fim de que possam realizar, planejar e desenvolver as próprias pesquisas, na graduação e pós-graduação, utilizando do rigor necessário à produção de conhecimentos confiáveis. É de grande auxílio, principalmente aqueles que desenvolvem trabalhos acadêmicos no campo da educação, artes literárias e cultura.