UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ – UAPI
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Eva Doraci da Silva Moura*
Silvana
Maria Soares Ramos*
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO
ESCOLAR: Em busca da gestão democrática
RESUMO
A
gestão escolar, assim como sua organização vive em constante
busca da gestão democrática e é nesta perspectiva que o referido
trabalho tem como tema: Organização
e gestão escolar: em busca da gestão
democrática. Para nortear a pesquisa
faz-se o seguinte questionamento: como o modelo de gestão democrática
influencia a prática gestora na Escola Municipal Tia Neném Brito? Tendo como objetivo geral: descrever como
a prática na gestão da Escola Municipal Tia Neném Brito é influenciada pelo
modelo de gestão democrática. E como específicos: Identificar a prática de gestão na Escola;
Identificar as características da gestão democrática; Comparar a prática
gestora e as características da gestão democrática. Obtendo assim, como
hipótese: A gestão democrática proporciona conhecimentos sendo adquiridos e compartilhados, observando-se que a escola conta com uma gestão democrática e com funcionários participativos onde o respeito e a colaboração é um ato constante
de toda a
equipe de funcionários. Na sua metodologia constata que foi
feita uma pesquisa de campo, tendo como sujeito todos os profissionais que atuam na referida
escola. Tendo como instrumentos de
coleta dos dados uma observação na
escola e um questionário com a diretora assim como uma entrevista informal com
funcionários da referida escola, tendo como abordagem qualitativa, pois atendia
melhor às exigências do tema. Confirmando a pesquisa qualitativa buscou autores,
revistas, artigos e internet para sancionar o quanto a organização e a gestão
democrática e a atuação de seus gestores é importante para o bom andamento da
escola.
Palavras-chave: Gestão Escolar, Gestão Democrática, Gestores.
RESUMEN
La
dirección del colegio, así como su organización vive en constante búsqueda de
la gestión democrática y es en esta perspectiva que la obra en cuestión tiene
como tema: La organización de la gestión de la escuela: en busca de la gestión
democrática. Para guiar la investigación se hace la siguiente pregunta: ¿cómo
el estilo de gestión democrática influyen en la práctica de la gestión en la
Escuela Municipal tía bebé Brito? Con el objetivo general: describir cómo la
práctica en la gestión de la Escuela Municipal tía bebé Brito está influenciada
por el modelo de gestión democrática. ¿Y cómo específico: Identificar la
práctica de la gestión en la Escuela; Identificar las características de la
gestión democrática; Compare la práctica de la gestión y las características de
gestión democrática. Conseguir así como hipótesis: La gestión democrática
proporciona el conocimiento que fue adquirido y compartido, y señaló que la
escuela tiene una gestión participativa y democrática empleados donde el
respeto y la colaboración es un acto constante de todo el personal. En su
metodología toma nota de que se realizó una investigación de campo, con el tema
a todos los profesionales que trabajan en esta escuela. Con los instrumentos de
recolección de datos de una nota en la escuela y un cuestionario al director,
así como una entrevista informal con los citados funcionarios de la escuela,
con el enfoque cualitativo, para bien sirvió para requisitos temáticos.
Confirmación de la investigación cualitativa dirigida autores, revistas,
artículos e internet para sancionar como la organización y la gestión
democrática y el ejercicio de sus directivos es importante para el buen
funcionamiento de la escuela.
Palabras
clave: Gestión Escolar, Gestión Democrática, Gerentes.
1- INTRODUÇÃO
A sociedade atualmente espera ter uma escola que busque qualidade, e para isso vem tentando
desenvolver metodologias que auxiliem na gestão,
trazendo para sua estrutura a participação mais ativa dos seus servidores, estabelecendo uma parceria para tentar haver uma coordenação de ações participativa, visando melhorar a própria estrutura
da entidade.
A gestão escolar
participativa representa a possibilidade de a comunidade participar mais ativamente da escola, auxiliando nas decisões relativas aos rumos a serem seguidos
pela instituição, as diretrizes organizacionais que nortearão a atuação
dos educadores, servindo como uma forma da comunidade opinar sobre
os elementos que são relevantes para a implementação de um ensino de qualidade.
Para que os gestores
das escolas efetivem
um trabalho articulado com sua equipe de trabalho,
devem ter como objetivo principal, criar um ambiente
de solidariedade humana e de responsabilidade mútua, sem paternalismo, sendo justo e firme nas situações
do cotidiano escolar, dividindo a autoridade entre os vários setores
da escola. O diretor
não estará perdendo poder,
mas dividindo responsabilidades e assim toda a escola
estará ganhando. No entanto, dentre inúmeras funções deve prevalecer a qualidade
do processo ensino-aprendizagem através de uma participação mais efetiva
com o corpo docente, trabalhando em conjunto
com o coordenador pedagógico e o diretor.
A atividade dos gestores
é de extrema importância, devendo existir o diálogo
aberto, auxiliando a superar as necessidades e procurando atingir objetivos propostos pelo seu trabalho.
Os gestores precisam desenvolver adequadamente o seu trabalho, proporcionando um clima de respeito onde todos possam atingir
uma ação pedagógica da escola com competência, bem como motivar o grupo para o trabalho
coletivo.
A gestão escolar
democrática representa um sinal significativo da necessidade de interação
entre agentes distintos, como a escola e comunidade, para que se consiga atender às necessidades do aluno de forma adequada, privilegiando a união como integrante fundamental de mudanças. Todos juntos têm mais chances de encontrar
caminhos para atender as expectativas da sociedade a respeito
da atuação na escola.
A gestão democrática vai conquistando seu lugar e mostrando as vantagens
do trabalho coletivo
e participativo, construindo uma equipe atuante, com ideias abertas
e amplas, onde o compromisso da escola deve ser com a democratização do saber entendendo que o conhecimento é herança
da humanidade e, portanto
direito de todos.
A
concepção democrática participativa acentua a necessidade de combinar
a ênfase sobre as relações
humanas e sobre a participação nas decisões
com
as ações efetivas para atingir,
com êxito, os objetivos específicos da escola
(LIBÂNEO, 2003).
A
gestão democrática faz parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa
de um projeto de educação pública de qualidade. Essa luta constante
em busca da democratização resultou na aprovação
do princípio da gestão
democrática instituída na Constituição Federal (BRASIL, C. F.
art. 206, 2006).
A gestão escolar emerge para superar,
entre outros aspectos, a carência de orientação e de liderança
clara e competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e participativos; referencial teórico-metodológico avançado para a organização e orientação do trabalho
em educação; uma perspectiva de superação
efetiva das dificuldades cotidianas pela adoção de mecanismos
e métodos estratégicos globalizadores. (LUCK, 2006, p. 23-24).
JUSTIFICATIVA:
A
relevância do trabalho está em apresentar uma prática administrativa baseada no processo
democrático se contrapondo a um modelo autoritário de gestão educacional. Ele busca acenar para este fator
de reflexão acerca da gestão
democrática na Escola Municipal Tia Neném Brito situada
no município de Inhuma – PI. O estudo foi realizado
com base nos assuntos relacionados ao tema e pela escolha
de uma investigação da prática gestora desenvolvida nesta escola e a participação da equipe docente, e demais profissionais da
educação neste processo.
Assim, pretende-se com o estudo
abrir caminhos que levem a uma gestão verdadeiramente democrática no cotidiano escolar.
Com isso esperamos
fortalecer procedimentos de participação das comunidades escolares e local no gerenciamento da escola,
descentralizando os processos decisórios e dividindo
responsabilidades. A gestão democrática tem como objetivo envolver todos
os seguimentos interessados na construção de propostas coletivas de práticas educacionais. De acordo com Paro (2006, p.25 apud MÁRIO, 2015 p, 16), “Não pode haver democracia plena sem pessoas democráticas para exercê-las”.
A gestão escolar deve ser, portanto, caracterizada por um modo de ser e um modo de fazer que priorizem
as ações conjuntas, isto é, associadas e articuladas com a participação de todos que estão inseridos
no contexto escolar.
Trabalhando com esse tema tentaremos contribuir significativamente para a
melhoria das ações
da escola
numa perspectiva democrática e cidadã.
Para nortear a pesquisa fazemos o seguinte
questionamento: como o modelo de gestão democrática influencia a prática
gestora na Escola Municipal Tia Neném Brito?
Tendo
como objetivo geral: descrever como a prática na gestão da Escola Municipal Tia
Neném Brito é influenciada pelo modelo de gestão democrática. E como
específicos: Identificar a prática de gestão na Escola; Identificar as
características da gestão democrática; Comparar a prática gestora e as
características da gestão democrática.
HIPÓTESE: A gestão democrática proporciona conhecimentos
sendo adquiridos e compartilhados, observando-se que a escola conta com uma
gestão democrática e com funcionários participativos onde o respeito e a
colaboração é um ato constante de toda a equipe de funcionários.
REFERENCIAL TEÓRICO
De
acordo com Ferreira (2001) democracia “é uma doutrina
ou regime político baseado
nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa
do poder”, isto é, democracia é distribuir o poder igualmente para toda a equipe, no que concerne
à instituição escolar democracia é partilhar de forma coletiva
os assuntos referentes à escola,
tantos os educacionais quanto os burocráticos, assim como partilhar e discutir
as decisões a serem tomadas
na escola.
A
Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo
14 frisa que os sistemas
de ensino devem definir as normas de gestão democrática requerendo a participação da comunidade escolar: gestor, professores, comunidade, pais e
alunos.
Os
sistemas de ensino definirão
as normas da gestão democrática do ensino
público na educação básica, de acordo com as peculiaridades e conforme
os seguintes princípios:
I
– participação dos
profissionais da educação
na elaboração do projeto pedagógico
da escola;
II
– participação das comunidades escolar e local em conselhos
escolares ou equivalentes.
A
gestão democrática da educação é, ao mesmo tempo, transparência e impessoalidade, autonomia e participação, liderança e trabalho
coletivo, representatividade e competência. “A escola é o local de trabalho docente, e a organização escolar é o espaço de aprendizagem
da profissão” (LUSTOSA, 2010),
o
ambiente escolar é o local propício para troca de experiências e aprendizagem dos alunos,
professores e dos profissionais da educação.
Entretanto, não é isso o que acontece
na maioria das instituições escolares, tendo em vista que falta a coletividade, cooperação e a participação dos profissionais envolvidos no processo
educativo, cada profissional fica entretido apenas com a sua função muitas vezes nem se quer sabe qual a verdadeira função.
Em
uma instituição que visa à democracia a relação entre os atores
envolvidos deve ser construída na horizontal, isto é de forma coletiva
e participativa, onde todos os envolvidos saibam a sua função e que além de fazê-la de modo correto e responsável, também trabalhe para o bem da instituição e não para o seu próprio bem, isto implica conhecer e respeitar a diversidade cultural, social e econômica de todos, além das diferenças existentes
entre os membros de um ambiente de trabalho.
6.1 – A relação entre os membros da escola
Em
um local de trabalho, seja
de qual
for a natureza, cada
membro tem uma função especifica que requer responsabilidade e empenho
do encarregado. Na instituição escolar este empenho e responsabilidade são dobrados, tendo em vista que os profissionais da educação estão trabalhando para formar cidadãos críticos e que saibam e consigam enfrentar os obstáculos que lhes aparecer.
Lustosa (2010, p.58) afirma que a instituição escolar deve estar
a serviço dos objetivos do ensino, especialmente da qualidade cognitiva dos processos de ensino aprendizagem.
O
objetivo primordial de um espaço escolar é prestar um ensino
de qualidade para seus educandos, para tal propósito as escolas podem e devem traças seus próprios
caminhos e metas, escolhendo os melhores conteúdos e métodos
pedagógicos. De acordo com Lustosa para que esta meta seja atingida
é preciso que toda a equipe escolar colabore: pais, professores, gestor, coordenador e comunidade próxima.
A
gestão da escola fica ao encargo do diretor que deve garantir o bom funcionamento dos setores
da escola, coordenar
os trabalhos e atividades da escola e lidar com conflitos
que por ventura venham a aparecer.
O
diretor por ser o maior responsável pela escola, muitas vezes, vê seus companheiros de trabalho
como subalternos prejudicando o bom funcionamento escolar, tendo em vista que agindo de tal maneira este estimula o restante
da equipe a pensar
da mesma forma e a achar
que
a escola funciona
como em uma ditadura,
onde os mais fortes têm mais poder e autoridade e os menos fortes são subordinados a obedecer
sem força para se manifestar.
Em
uma gestão democrático-participativa este tipo de conflito
não existe, pois todos dirigem e são dirigidos,
segundo Saviani (1957) apud
Lustosa “o diretor da escola antes de tudo é um educador,
antes de ser um administrador,
ele é um educador”. O professor
educador, independente de qual função
exerce, trabalha em equipe, o diretor
democrático visa a participação, o dialogo
e a discussão coletiva
nas tomadas de decisões; procura
sempre trabalhar em equipe, a fim de alcançar os objetivos
propostos pela escola;
é ele o responsável por manter todos os espaços
vivos olhando em prol da aprendizagem e antes de tudo, o diretor
deve estar aberto para ouvir o que funcionários, pais e comunidade têm a dizer.
Aprender a viver a experiência da gestão democrática implica estar atento a como elas acontecem no âmbito escolar, tendo sempre em mente que esta vai além dos portões escolares
e que cada membro pode
e deve participar ativamente, os pais e a comunidade próxima, assim como os profissionais da escola
são de fundamental importância para o alcance das propostas escolares.
Rumo à gestão democrática, o papel da comunidade é antes de qualquer
coisa, cuidar da manutenção e preservação do espaço escolar,
zelando para que seus prédios não sejam depredados e nem destruídos por vândalos, tendo em mente que
este é um patrimônio da comunidade
e deve
ser preservado. Os pais por sua vez, devem conhecer a vida educacional dos filhos, bem como as dificuldades e facilidades destes dentro
da escola, para este fim, os pais precisam
sempre estar visitando a escola,
procurando participar das reuniões de pais e mestres,
de projetos e atividades escolares, para que assim possa lidar, juntamente com os educadores, com possíveis problemas que venham a aparecer,
assim como também estar por dentro dos progressos
de seus filhos no contexto educacional.
Os pais podem, e devem de modo ativo e comprometido, participar, junto com a escola e seus educadores, da orientação dos seus filhos e estudantes para a vida escolar e para a vida fora da escola e de sua importância na comunidade. (LUCKESI,
2015, p. 2)
O
educador assim como o gestor,
objetiva formar cidadãos
para a vida social,
cidadão Críticos e autônomos, que sejam capazes de pensar e agir de forma critica e coesa frente
aos desafios da vida social. Este deve estar em constante formação profissional e pessoal,
a fim de poder ajudar seus alunos
da melhor maneira possível.
A gestão democrática valoriza profissionais que buscam estar em constante
formação e qualificação, tendo em vista que isto facilita nas tomadas de decisões,
no aumento de suas capacidades e potencialidades pedagógicas e principalmente os tornam seres mais pensantes
e autônomos que ouvem e conseguem ser
ouvidos e interpretados.
A construção de um ambiente de trabalho depende da atitude de todos e de cada um em particular, no espaço escolar onde um dos objetivos
é formar cidadãos
democráticos que saibam
se relacionar socialmente é preciso que haja harmonia
e sintonia nas relações entre professores, alunos, pais e funcionários. Segundo Amaral
(2011, p.15) alunos
que vêm de escolas
pouco acolhedoras tende a ter dificuldades em se comunicar e a trabalhar em equipe.
Nesse contexto, as escolas devem ser um dos espaços
primordiais para que o indivíduo
aprenda a se comunicar
e se expressar de forma clara e coesa, para tal propósito
é preciso que a equipe educacional dê o exemplo
trabalhando com companheirismo e dedicação
procurando sempre transpor que todos são capazes e que é preciso trabalhar
em equipe para que os educandos
tenham confiança e possam
crescer conhecendo e sabendo
o que é democracia.
7- METODOLOGIA
O referido trabalho é de natureza qualitativa, através de pesquisa bibliográfica,
e pretende explorar temas específicos sobre o tema questão.
A pesquisa foi de ordem qualitativa e exploratória, pois segundo OLIVEIRA
(2007 apud NOGUEIRA, 2009) pesquisa qualitativa é processo de reflexão e análise
da realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão
detalhada do objeto de estudo em seu contexto histórico e/ou segundo sua estruturação.
Tomando como embasamento a opinião de vários autores, sendo utilizada a
pesquisa bibliográfica: “Conhecimento e descrição dos livros, relação de obras consultadas
por autor de determinado trabalho”, afirma Luft (2006. pg 114).
Depois de coletados os dados, foi feita a análise de conteúdo. Permitindo
aprofundar sobre o conteúdo exposto, sendo feita a “análise, exame; estudo,
dados, quantidade ou informação conhecida que se presta a solução, quantidade
ou informação conhecida que se presta à solução de um problema (LUFT, 2006. pg.
63, 212)”.
Após o término da pesquisa foi possível identificar os métodos utilizados
na gestão escolar na qual o objetivo do gestor é sempre buscar soluções para que
a organização e gestão escolar estejam sempre em busca de uma gestão democrática
e participativa que venha suprir os anseios da comunidade escolar e seu entorno.
Cabendo ressaltar a conscientização a cerca do trabalho em equipe para o
bom funcionamento de qualquer ambiente, seja ele familiar ou de trabalho, tendo
em vista que trabalhar a coletividade aumenta as chances de encontrar melhores caminhos
para as necessidades existentes. Através das regências nas escolas,
certifica-se que todos os participantes apresentam ritmos de aprendizagem e mostram
conhecimentos diferentes, necessitando de metodologias de gestão democrática inovadora
e criativa para melhor envolvimento das aulas e construção do conhecimento.
Modalidade
de pesquisa e abordagem:
O presente estudo tem como modalidade de pesquisa bibliográfica em livros,
revistas, artigos, monografias e internet e também a pesquisa de campo já que
foi feita uma observação na escola e um questionário com a diretora assim como uma
entrevista informal com funcionários da referida escola, tendo como abordagem qualitativa,
pois atendia melhor às exigências do tema.
Campo de
pesquisa:
O campo de pesquisa escolhido foi a Escola Municipal Tia Neném Brito, uma
escola pública que fica localizada na Rua: Eurípedes de Aguiar, n˚ 934, no bairro
Morro, na cidade de Inhuma – PI.
A Escola Municipal Tia Neném Brito é de porte pequeno, possui uma diretoria/secretaria,
seis salas espaçosas, uma cozinha com despensa, um pátio de médio porte, três banheiros,
sendo um para os funcionários, um para os meninos e um para as meninas, também possui
uma biblioteca. A referida escola está sob a direção da professora Maria Cláudia
Mendes de Lima, está sob a coordenação pedagógica da Professora Liliane Rodrigues
de Sousa, conta com doze professoras, sendo duas destas de reforço; uma secretária;
uma bibliotecária; uma auxiliar administrativo; dois vigias e quatro auxiliares
de serviços gerais, a mesma atende 191 alunos, distribuídos nos turnos manhã e
tarde, ofertando ensino do Pré II ao 5º do Ensino Fundamental.
Sujeitos da pesquisa:
O presente projeto está destinado a todos os profissionais que atuam na referida
escola.
Instrumentos de coleta dos dados de pesquisa:
Foi feita a coleta de dados através da pesquisa de campo já que foi
feita uma observação na escola e um questionário com a diretora assim como uma
entrevista informal com funcionários da referida escola, tendo como abordagem
qualitativa, pois atendia melhor às exigências do tema.
ANÁLISE DOS DADOS
Após
a pesquisa realizada com os participantes, sujeitos da pesquisa, as respostas
foram transcritas, para uma maior organização, análise e caracterização para
que houvesse um entendimento dos resultados,:
Dentre as características da gestão
democrática é privilegiada a participação do gestor, e, para que os gestores
das escolas efetivem
um trabalho articulado com sua equipe de trabalho,
que devem ter como objetivo principal, criar um ambiente
de solidariedade humana e de responsabilidade mútua, sem paternalismo, sendo justo e firme nas situações
do cotidiano escolar, dividindo a autoridade entre os vários setores
para o bom andamento
da escola.
A prática gestora e as
características da gestão democrática, ambas agem em conjunto, de forma
participativa representando a possibilidade de a comunidade participar mais ativamente da escola, auxiliando nas decisões relativas aos rumos a serem seguidos pela instituição, as diretrizes organizacionais que nortearão a atuação
dos educadores, servindo como uma forma da comunidade opinar sobre
os elementos que são relevantes para a implementação de um ensino de qualidade.
A prática na gestão da Escola Municipal Tia Neném Brito é influenciada
pelo modelo de gestão democrática agindo em consonância
com as ações do diretor, sancionando que o mesmo não estará
perdendo poder, mas dividindo responsabilidades e assim toda a escola estará
ganhando. Dentre inúmeras funções prevalecendo a qualidade do processo
ensino-aprendizagem através de uma participação mais efetiva com o corpo
docente, trabalhando em conjunto com o coordenador pedagógico e o diretor em
prol de uma comunidade escolar
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Escola Municipal Tia Neném
Brito, é uma instituição acolhedora que visa antes de qualquer coisa a formação
cidadã indispensável para a vida em sociedade, os profissionais procuram fazer
o máximo para que as metas da escola sejam atingidas, pode-se perceber que a
escola é um local aberto em que há a interação e o respeito entre os membro
internos e externos da escola e que o diálogo é a chave para o bom relacionamento
tanto dos funcionários quanto da comunidade e pais.
Esta, assim como tantas outras
instituições escolares, ainda precisa de vários recursos, tanto matérias quanto
financeiros, o recurso financeiro que a escola recebe não é o suficiente para
atingir a demanda de alunos, e a estrutura precisa ainda, de algumas reformas,
dentre elas uma secretaria, mais salas de aula e uma videoteca.
É preciso também, que o município
invista mais em capacitações e cursos de formação para professores e que os
governantes procurem olhar mais para o campo educacional que é de onde sairão
cidadãos críticos que pensam e agem de forma autônoma.
Vale ressaltar, que toda a equipe
trabalhou em conjunto para que se atingisse todos objetivos traçados, tendo em
vista que não faltaram sugestões e apoio para a construção e
realização do mesmo.
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e Tecnológica.
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PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3 ed.
São
Paulo: Ática, 2006.
Questionário
1-Quais as funções
que você exerce na
escola?
2-Cite aspectos positivos e negativos
em
relação a sua função;
As suas atribuições condizem com o
Projeto Político Pedagógico da escola, justifique.
3-Defina ações a serem
desenvolvidas na escola
para um Diretor competente e comprometidas com as transformações sociais.
4-Qual a concepção de aprendizagem que fundamenta o trabalho
na sua escola,
como foi a escolha da mesma e de
que forma
esta concepção é materializada
no “chão” da escola?
5-As condições físicas de sua escola
são adequadas para o exercício
pedagógico, justifique.
6-A formação do corpo técnico-pedagógico interfere na qualidade do exercício docente,
de que forma?Todos os docentes tem um curso superior?
7-Quais são
as maiores potencialidades de sua escola na dinâmica do cotidiano
escolar, exemplifique?
8-Quais as maiores fraquezas de sua escola na
dinâmica do cotidiano escolar, exemplifique?
9-Como foi elaborado
o Projeto Político Pedagógico
da sua escola e de que forma é vivenciado?